5 dicas para tratar a crosta láctea

dicas-para-tratar-crosta-lactea-bebe-blog

O pediatra confirmou que o seu bebé está com crosta láctea e agora?! Não se preocupe, é perfeitamente normal até ao primeiro ano de vida!

Desde que nascem, é normal os bebés apresentarem sinais de crosta láctea: placas amarelas, oleosas e descamativas no couro cabeludo, testa, sobrancelhas, zonas do nariz, queixo, atrás das orelhas e nas suas preguinhas.

A crosta láctea é uma condição normal e não afeta a qualidade de vida do seu bebé. Geralmente não é incomodativo, embora se possa agravar com o calor e a transpiração.

Deixamos 5 dicas que pode seguir para acabar de vez com a crosta láctea no seu bebé:

1. Amolecer as crostas

Amoleça as escamas (crostas) com um produto pré-lavagem como o Avène Pediatril Gel Crosta Láctea ou o Bioderma ABCDerm Baby Squam Creme Crosta Láctea.

Basta aplicar o produto e deixar atuar por 30 minutos para amolecer as crostas e facilitar a eliminação das mesmas. Além disso, irá atenuar a secura, nutrir e acalmar a pele sensível dos recém-nascidos.

2. Usar um champô que não cause lágrimas

mustela-recem-nascido-champo-espuma-crosta-lactea

Após amolecer as crostas e aguardar os 30 minutos, deve enxaguar com água e aplicar um champô suave que não cause lágrimas e que esteja indicado para a crosta láctea como o Mustela Recém-Nascido Champô Espuma, pois lava gentilmente o cabelo e é de elevada tolerância.

3. Evitar esfregar ou escovar excessivamente

Para evitar piorar a condição, evite esfregar ou escovar excessivamente o couro cabeludo, porque além de causar dor, pode gerar uma infeção desnecessária.

4. Usar água para enxaguar as crostas que se soltarem

Ao longo do tempo, irá notar que as crostas se estão a desfazer. Para limpar qualquer área do corpo e remover as escamas que já se soltaram, basta passar a zona por água.

5. Aplicar um creme nutritivo nas zonas descamativas

klorane-bebe-creme-nutritivo-cold-cream

Nas outras zonas que são afetadas por crostas como a testa, nariz, orelhas e o queixo pode e deve aplicar um creme nutritivo com cold cream como o da Klorane Bebé, já que nutre intensamente, acalma e protege a pele seca, muito seca e descamativa.

Embora seja uma condição normal dos recém-nascidos, é sempre necessário consultar o seu médico para garantir de que se trata de crosta láctea e não de outro problema de pele, como por exemplo eczema, já que é facilmente confundido.

Se a crosta láctea for acompanhada de vermelhidão leve, irritação e até inflamação, então é crucial a visita ao médico para receber o diagnóstico mais apropriado, bem como o tratamento a realizar.

Procure sempre o seu médico se as dicas acima não estiverem a resultar e/ou se notar que a situação está a piorar.

Que outras dicas conhece? Deixe-nos a sua dica nos comentários!

Consulte aqui todos os produtos para tratar a crosta láctea >>

Ver também:

Como desentupir o nariz do bebé com 8 truques!

Os benefícios das gotas probióticas BioGaia

12 Dicas para facilitar a amamentação

10 dicas para adormecer o seu bebé

Partilhe com outras mamãs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *