Como tratar as assaduras nos bebés?

como-evitar-assaduras-nos-bebes

Frequentemente os bebés ganham assaduras ou, por outras palavras, ficam com dermatite da fralda, uma inflamação na pele que afeta o rabinho e as pregas.

As assaduras nos bebés são apresentadas por desconforto acompanhado de uma vermelhidão intensa, afetando as zonas que estão em contacto direto com a fralda.

No entanto, a dermatite da fralda pode ser desencadeada por vários fatores, tais como: o uso de alguns produtos que contenham álcool na composição, uso de sabonetes, toalhitas de limpeza e alguns cremes, a frequência da muda da fralda,a alimentação do bebé, bem como certos medicamentos.

Se o seu bebé está com uma assadura, há sempre algumas dicas que pode seguir antes de consultar o médico, tais como:

Continuar a ler “Como tratar as assaduras nos bebés?”

A higiene oral nos bebés começa quando?

higiene-oral-nos-bebes-quando-comecar-bebe-blog

Engane-se se pensa que a higiene oral nos bebés começa a partir do momento em que nasce o primeiro dente. Independentemente da idade, a boca atrai microorganismos que devem ser eliminados através da limpeza oral.

Embora o seu bebé ainda não tenha dentes, o recomendado pela Ordem dos Médicos Dentistas é escovar os dentes e gengivas desde o nascimento.

No entanto, se o bebé ainda não tem o primeiro dentinho, não faz muito sentido escovar os dentes com uma escova, certo? Certo! Por esse motivo, vamos explicar de que maneira deve fazer a higiene oral nos bebés, desde o nascimento até depois dos 6 anos da idade.

Continuar a ler “A higiene oral nos bebés começa quando?”

10 dicas para fazer a correta muda da fralda

dicas-para-fazer-correta-muda-da-fralda

A muda da fralda acontece várias vezes ao dia e uma vez que a pele dos recém-nascidos é muito sensível e delicada, é necessário tomar certos cuidados para evitar erupções e o eritema (dermite) da fralda. 

A pele do bebé está em constante contacto com a humidade, urina, fezes e por isso, está vulnerável a novas infeções e assaduras. Proteja sempre a pele do seu filho, mantendo-o seco e confortável.

Siga algumas das nossas recomendações para evitar a assadura da fralda e saiba como fazer a correta muda da fralda:

Continuar a ler “10 dicas para fazer a correta muda da fralda”

5 dicas para tratar a crosta láctea

dicas-para-tratar-crosta-lactea-bebe-blog

O pediatra confirmou que o seu bebé está com crosta láctea e agora?! Não se preocupe, é perfeitamente normal até ao primeiro ano de vida!

Desde que nascem, é normal os bebés apresentarem sinais de crosta láctea: placas amarelas, oleosas e descamativas no couro cabeludo, testa, sobrancelhas, zonas do nariz, queixo, atrás das orelhas e nas suas preguinhas.

A crosta láctea é uma condição normal e não afeta a qualidade de vida do seu bebé. Geralmente não é incomodativo, embora se possa agravar com o calor e a transpiração.

Deixamos 5 dicas que pode seguir para acabar de vez com a crosta láctea no seu bebé:

Continuar a ler “5 dicas para tratar a crosta láctea”

Como acabar com os piolhos?

Embora não tenham doenças associadas, os piolhos causam comichão e são desagradáveis para os mais pequenos.

Uma das ideias mais comuns é que estão associados à má higiene pessoal, no entanto até uma criança que seja muito cuidadosa com a higiene pode ficar com piolhos.

Como qualquer criança pode ficar sujeita aos piolhos, é necessário preparar-se e perceber como pode acabar com eles.

Continuar a ler “Como acabar com os piolhos?”

7 essenciais para o regresso à creche

essenciais-para-o-regresso-a-creche

Os dias de sol estão a terminar e em breve os baldes de praia e os fatos de banho serão arrumados para serem usados no ano seguinte. Com isto chega novamente uma etapa um pouco difícil e stressante para os pais: o regresso à creche!

Quer seja na avó, na ama ou na creche, os bebés precisam de um conjunto de cuidados fundamentais, desde fraldas, toalhitas a snacks.

Para descomplicar, reunimos numa lista 7 essenciais para o regresso à creche que não pode esquecer quando estiver a fazer as suas compras:

Ler maiS