Tudo sobre as Fraldas Reutilizáveis

close-parent-pop-in-fraldas-reutilizaveis-com-absorventes-em-bamboo

Muitas são as famílias que cada vez mais adotam as fraldas reutilizáveis em detrimento das descartáveis, não só porque são mais benéficas para os bebés, mas também para o ambiente.

As fraldas reutilizáveis são fraldas ecológicas em pano, 100% seguras para os recém-nascidos e bebés e trazem inúmeras vantagens.

Quais os benefícios se optar por fraldas ecológicas?

1. Mais saudáveis

close-parent-pop-in-fraldas-reutilizaveis-com-absorventes-em-bamboo

As fraldas reutilizáveis são melhores para a pele do bebé, uma vez que os absorventes são em bamboo, um material hipoalergénico, anti-fúngico, anti-bactérias, respirável e super absorvente.

Este cenário já é completamente diferente no caso das fraldas descartáveis, que muitas vezes até têm produtos químicos que podem piorar algumas condições de pele.

2. Mais económicas

Um estudo elaborado pela Quercus chegou à conclusão de que, em média, com fraldas reutilizáveis, as famílias poupam em cerca de 500€ em comparação com as descartáveis!

Além de serem mais baratas a longo prazo, também são duráveis, por isso pode aproveitá-las para o próximo filho.

3. Mais sustentáveis

450 anos é o número que se estima que se demore a decomposição das fraldas descartáveis, as responsáveis pelo lixo em aterro.

Já as fraldas reutilizáveis são amigas do ambiente, até mesmo porque alguns absorventes são completamente biodegradáveis

4. Super giras

fraldas-reutilizaveis-close-pop-in

Existem vários padrões, cores, texturas e materiais disponíveis super giros e é tão difícil escolher só um! 

Que sistemas de fraldas existem?

Existem dois sistemas: o de 1 passo e o de 2 passos. Enquanto que no primeiro sistema, as fraldas reutilizáveis já estão prontas a utilizar, no segundo sistema os pais ainda têm que montar a fralda por completo.

Há vantagens para o sistema de 2 passos, no entanto muitas famílias optam pelo sistema de 1 passo por ser mais prático.

Sistema de 1 passo

fraldas-reutilizaveis-tudo-em-um

As fraldas de sistema de 1 passo estão prontas a usar, têm uma capa impermeável e absorventes que estão cosidos ou unidos à capa.

Este sistema é o mais parecido às fraldas descartáveis, é prático (especialmente para viagens e saídas) e só precisa de colocar e retirar, sem precisar de mais nada.

No sistema de 1 passo, encontra 3 tipos de fraldas reutilizáveis:

  • Fraldas Tudo-em-1: os absorventes estão cosidos à capa impermeável e são as mais parecidas às fraldas descartáveis.
  • Fraldas de bolso: os absorventes são presos à capa impermeável através de um bolso interior, por isso facilita a lavagem e a secagem já que pode ser facilmente retirado, ao contrário das tudo-em-1. Além disso, pode controlar o número de absorventes que coloca na fralda.
  • Tudo-em-2 (ou Híbrida):  são fraldas mistas, em que os absorventes estão ligados à capa imperméavel através de molas ou velcro, portanto funcionam como tudo-em-1 ou fraldas de bolso. Para lavar os absorventes, basta desapertar as molas e se quiser, pode aproveitar a capa impermeável para outra muda de fralda.

Uma das marcas mais populares para este tipo de fralda é a Close, com as suas fraldas Pop-in que encontra facilmente aqui.

Sistema de 2 passos

Tal como o nome indica, no sistema de 2 passos, as fraldas são montadas, precisa de unir os absorventes à capa com um snapi, pois é a única forma de segurar a fralda e evitar as fugas de xixi.

Neste sistema, encontra 4 tipos de fraldas reutilizáveis:

  • Fraldas Pré-dobradas: são fraldas reforçadas com várias camadas que se encontram cosidas, num formato quadrado ou rectangular.
  • Fraldas Ajustadas: são presas por molas ou velcros, então não precisa de um snapi. Estas fraldas adaptam-se à fisionomia do bebé e são altamente absorventes, por isso são recomendadas para a noite ou sestas longas.
  • Fraldas de Contorno: estas são muito semelhantes às ajustadas, apenas requerem o uso de um snapi.
  • Fraldas Planas ou Musselinas: são as fraldas de pano mais tradicionais em algodão, dobráveis em várias formas.

Ficou curiosa para experimentar as fraldas reutilizáveis?

Veja aqui todas as disponíveis na nossa loja online >

Ver também:

Conheça as fraldas reutilizáveis da Close Parent

Partilhe com outras mamãs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *