Como tratar as assaduras nos bebés?

como-evitar-assaduras-nos-bebes

Frequentemente os bebés ganham assaduras ou, por outras palavras, ficam com dermatite da fralda, uma inflamação na pele que afeta o rabinho e as pregas.

As assaduras nos bebés são apresentadas por desconforto acompanhado de uma vermelhidão intensa, afetando as zonas que estão em contacto direto com a fralda.

No entanto, a dermatite da fralda pode ser desencadeada por vários fatores, tais como: o uso de alguns produtos que contenham álcool na composição, uso de sabonetes, toalhitas de limpeza e alguns cremes, a frequência da muda da fralda,a alimentação do bebé, bem como certos medicamentos.

Se o seu bebé está com uma assadura, há sempre algumas dicas que pode seguir antes de consultar o médico, tais como:

1. Aumentar a frequência da muda de fralda

A melhor forma de prevenir a assadura é mudar a fralda com ainda mais regularidade ao longo do dia.

Lembre-se de trocar a fralda assim que o bebé fizer as suas necessidades, pois assim minimiza o tempo de contacto da pele com o xixi ou cocó.

2. Limpar a pele com água

limpar-pele-com-agua-assaduras-bebe

A cada muda de fralda, limpe a pele do bebé evitando sempre as toalhitas de limpeza e os sabonetes, porque podem piorar a inflamação e secar a pele do seu bebé.

O ideal é embeber uma compressa de tecido não tecido em água (fria ou morna) ou em água de limpeza como a da Uriage Bebé e passar suavemente no rabinho, área genital e preguinhas.

3. Secar a pele do bebé

Após a limpeza, seque muito bem a pele do bebé, especialmente na zona das pregas, já que é onde se acumula mais humidade.

4. Deixar a pele respirar

Depois de secar a pele, deixe-a respirar. Aproveite as mudas da fralda para deixar o seu bebé sem roupa (e sem fralda) durante alguns momentos.

5. Usar uma pomada reparadora

nutraisdin-zn-40-pomada-reparadora

Aplique uma pomada barreira, rica em óxido de Zinco como a da Nutraisdin ZN 40 para reparar a zona afetada.

A Nutraisdin ZN 40 é uma pomada reparadora com 40% de óxido de zinco que isola a zona da fralda e cria uma barreira protetora evitando a multiplicação de microorganismos.

6. Evitar pó de talco

Evite o pó de talco, pois este em contacto com a humidade forma uns pequenos grãos que irritam ainda mais a pele sensível e delicada do bebé.

7. Escolher o tamanho certo da fralda

Opte por fraldas que sejam muito absorventes. Caso escolha fraldas descartáveis, tenha em atenção o tamanho, porque se a fralda for muito justa poderá irritar ainda mais a pele.

8. Não apertar a fralda

Ao colocar de novo a fralda, deixe cerca de um dedo de espaço, assim o ar circula dentro da fralda e não se torna irritativo para o bebé.

Se tratar bem a assadura, então rapidamente esta desaparece. No entanto, consulte sempre o seu médico se outros sintomas se desenvolverem como, por exemplo, a diarreia, febre, vómitos, sangue, bem como se a inflamação for persistente.

Que outras dicas recomendam para evitar as assaduras da fralda?

Ver também:

10 dicas para fazer a correta muda da fralda

Top 3 Pomadas mais vendidas para assaduras

Partilhe com outras mamãs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *