A higiene oral nos bebés começa quando?

higiene-oral-nos-bebes-quando-comecar-bebe-blog

Engane-se se pensa que a higiene oral nos bebés começa a partir do momento em que nasce o primeiro dente. Independentemente da idade, a boca atrai microorganismos que devem ser eliminados através da limpeza oral.

Embora o seu bebé ainda não tenha dentes, o recomendado pela Ordem dos Médicos Dentistas é escovar os dentes e gengivas desde o nascimento.

No entanto, se o bebé ainda não tem o primeiro dentinho, não faz muito sentido escovar os dentes com uma escova, certo? Certo! Por esse motivo, vamos explicar de que maneira deve fazer a higiene oral nos bebés, desde o nascimento até depois dos 6 anos da idade.

Desde o nascimento

Deve-se usar uma compressa de tecido não tecido, como as da MediComp, humedecida em água ou em soro fisiológico para lavar as gengivas e evitar a acumulação de microrganismos na boca.

A partir dos 6 meses

the-brushies-dedeiras-para-bebes-escova-de-dentes

A partir dos 6 meses, momento em que nascem os primeiros dentinhos, é imprescindível escová-los todos os dias para prevenir o aparecimento de cáries.

De modo a facilitar a escovagem, pode inclusive usar uma dedeira.

As dedeiras são pequenas escovas de dentes que têm uma ponta com filamentos macios que ajudam a escovar as gengivas e os dentes.

Feitas em silicone, as dedeiras têm o formato de um dedo precisamente porque devem ser colocadas no dedo da mãe ou do pai para manusear na boca do bebé.

Além de ajudar a limpar as gengivas, as dedeiras também aliviam o desconforto da dentição, uma vez que muitas delas servem de mordedor.

Uma excelente dedeira são as The Brushies, indicadas para bebés a partir das 4 semanas de vida.

Além de serem divertidas, com desenhos engraçados, The Brushies são 100% seguras e até podem ser levadas ao frio para que o bebé sinta o alívio instantâneo das dores de dentes.

A partir dos 3 anos

foreo-issa-mikro-escova-de-dentes-inteligente-para-bebes

Já a partir dos 3 anos, o seu bebé deve usar uma escova de dentes infantil macia, duas vezes por dia, todos os dias!

Pode, inclusive, comprar uma escova de dentes elétrica como a da FOREO ISSA Mikro, que torna o hábito de lavar os dentes ainda mais divertido e eficaz. 

A FOREO ISSA Mikro é uma ótima maneira de criar bons hábitos de saúde oral no seu bebé e criança, porque uma das suas funcionalidades é que conta com carinhas luminosas:

  • O “Risonho” que surge quando o bebé termina os 2 minutos de escovagem dos dentes;
  • O “Tristonho” que aparece quando a rotina não é completa.

Além das cavidades dentárias, não se esqueça de escovar a língua. A supervisão dos pais ainda é importante nesta fase, portanto fique por perto.

A quantidade certa de pasta de dentes que deve usar é semelhante ao tamanho da unha do dedo mindinho da mão.

A partir dos 6 anos

Será a partir dos 6 anos que, em princípio, já não deve existir necessidade de supervisão parental.

Certifique-se que cria bons hábitos de saúde oral. Valide se a criança escova os dentes duas vezes ao dia com uma escova macia ou média.

A quantidade certa de pasta de dentes a usar deve ser igual ao tamanho de uma ervilha.

higiene-oral-nos-bebes-dica-fio-dental

Conforme recomendado pela Ordem dos Médicos Dentistas, consulte o seu dentista quando o primeiro de leite surgir para que o seu bebé tenha o acompanhamento necessário.

Ver também:

O que fazer para aliviar as dores de dentição?

Foreo Issa Mikro: A escova de dentes elétrica mais eficaz

Partilhe com outras mamãs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *